Recentemente, pesquisadores encontraram uma dessas empresas – uma grande agência de marketing digital – que chegou ao ponto de instalar adwares em 250 milhões de computadores com Windows e macOS.
Mas ainda piora, e muito. Esse adware é capaz de se tornar um malware completo, que pode redirecionar usuários para sites maliciosos e libertar vírus em seus computadores. E tinha passado despercebido até agora.
A bola de fogo silenciosa
Adware é uma aplicação que exibe anúncios ou coleta dados sobre o usuário a fim de montar um perfil e vendê-lo para agências de marketing. A forma mais fácil pela qual entra em computadores é se associando com outros programas. Criadores de adware pagam por essa combinação, de modo que desenvolvedores de softwares livres procuram por essas “parcerias” para monetizar seus produtos.Essa combinação varia dependendo dos desenvolvedores. Embora você normalmente seja notificado sobre programas adicionais instalados com o software que realmente quer, o Fireball não concede a chance de negar – e se instala sorrateiramente. É importante notar que ele não é executado ao mesmo tempo que o freeware desejado, podendo aparecer apenas quando você estiver menos atento a problemas com a instalação.
O Fireball modifica seu navegador para servir aos propósitos de seu criador. A modificação envolve mudanças a página inicial e o mecanismo de busca padrão, bloqueando ainda suas tentativas de alterá-los. A ferramenta de busca implementada contém rastreamento de pixels que reúnem dados de usuários. Além disso, o malware possui a habilidade de executar qualquer código no dispositivo infectado e baixar extensões ou outros softwares.
Interessante que, apesar de sua natureza maliciosa, o adware é assinado com certificados digitais verdadeiros. Também implementa técnicas de evasão para dificultar que seja encontrado ou marcado como perigoso. É por isso ninguém o notou por um certo tempo – o Fireball se passava por um aplicativo legítimo.
Por que o Fireball é tão perigoso
Anúncios associados com monitoramento podem parecer irritantes, porém não perigosos. Contudo, a habilidade do Fireball de baixar, instalar extensões e executar códigos em um dispositivo infectado o torna uma porta dos fundos perfeita – que pode ser usada de diversas formas: principalmente colocando agentes maliciosos, coletando informações críticas ou infectando seu dispositivo com diversos tipos de malware.De acordo com os pesquisadores que descobriram o Fireball, o malware já atingiu mais de 250 milhões de dispositivos ao redor do mundo, e pode ser encontrado em cinco redes corporativas. Se (ou uma vez) que seus criadores decidam usá-lo para espionagem, pode se tornar uma catástrofe global.
Como saber se estou infectado?
Apesar de sorrateiro, não é difícil de detectar. Abra seu navegador e observe a página inicial – é a que você definiu? E o mecanismo de busca? Consegue modificar as configurações? Se a resposta foi não para todas, pode estar infectado com um adware -inclusive, há chances de ser o Fireball, ou algo diferente.Se nada bloquear suas tentativas de modificar as configurações e você tem certeza de que sua página inicial e seu mecanismo de busca estão intactos, provavelmente não está entre as vítimas. De qualquer forma, por que não executar uma verificação antivírus? Melhor prevenir do que remediar.
Escudo anti-chamas
Se você já jogou RPG, deve saber que a melhor proteção contra bolas de fogo é um escudo mágico. Neste caso, uma boa solução de segurança é o que você precisa.Por exemplo, para proteger seu computador de adwares, pode alterar as configurações no Kaspersky Total Security para bloquear a instalação de programas potencialmente indesejados. O software irá detectar e bloquear qualquer tentativa suspeita, mantendo assim o Fireball longe do seu computador. Você pode aprender como ajustar essas configurações aqui.