Tenha em mente que qualquer conta digital é mais do que uma simples forma de acessar certas informações. Contas em mídias sociais são chaves para memórias que não queremos perder, e em algumas instâncias são nossas reputações, que provavelmente não queremos que sejam manchadas.
Contas de jogos são especialmente atrativas para cibercriminosos; muitas pessoas que têm contas em serviços como Steam ou Battle.net investem grandes quantias em jogos. E se algum bandido roubar sua conta de e-mail? Fim de jogo. Contas de usuário são tipicamente ligadas a seus e-mails, se você perder o controle sobre isso, diga adeus a basicamente toda sua vida digital.
Por isso que o Capitão Óbvio aqui repete mais uma vez: proteja tudo com senhas fortes e seguras. Mas existe um problema: Quanto mais segura a senha, mais difícil recordar. E temos de lembrar não só de uma senha, mas dezenas. Então frequentemente as pessoas se encontram em problemas: “Essa é a senha que defini para esse serviço? Não. Ok, talvez essa? Não. Eita, mais uma e bloquearei minha conta.”
Senhas devem ser fortes e únicas |
Seria mais fácil se pudéssemos usar apenas uma senha forte que assegurasse todos os serviços, mas isso é absurdamente inseguro. Caso uma única base de dados seja comprometida (e isso acontece com muita frequência), você provavelmente não perderá apenas uma conta, mas todas de uma vez. Por exemplo, é assim que hackers conseguiram a senha do Twitter de Mark Zuckerberg – a senha foi exposta no vazamento do LinkedIn.
Há uma solução para esse problema – gerenciador de senhas. Por exemplo, nosso Kaspersky Password Manager pode ajudar a criar senhas realmente fortes – que ninguém pode hackear. Ele armazena essas senhas e as insere em seu nome, de modo que você não precisa se lembrar de sequências complexas. Você tem de memorizar apenas uma – a mestre – e o Gerenciador de Senhas irá inserir a senha correspondente ao serviço que pretende acessar. Simples assim!
A melhor opção é um bom gerenciador de senhas
Mas há um problema com gerenciadores de senhas: quanto mais você confia neles, maior a tendência de esquecer as outras senhas em função da mestre. E se você precisar acessar uma de suas contas do dispositivo de outra pessoa? Por exemplo, isso pode acontecer quando você quiser mostrar fotos do direto da nuvem para um amigo, ou planejar um jogo online com eles e esse está conectado a sua conta no Steam. Você provavelmente não se lembrará da senha desse serviço, e instalar o gerenciador na máquina de outra pessoa não parece boa ideia.De hoje em diante, o Kaspersky Password Manager pode ajudá-lo com esse problema. Agora, ele possui uma interface online que você pode acessar por meio da sua conta My Kaspersky. Então, você pode simplesmente inserir sua senha mestra para visualizar uma lista. Apenas copie e cole a certa no serviço de nuvem ou Steam, ou seja lá o que for. Você não precisa instalar o programa no computador de outra pessoa para acessar (se o fizer, precisa deslogar quando terminar).
Na verdade, existem mais melhorias na nova versão do Password Manager.
- Você provavelmente tem algumas senhas anteriores a instalação do Password Manager. Elas são fortes o suficiente? O KPM pode criar uma lista de senhas fracas que você está usando, e marcar em vermelho aquelas que você usou em mais de um serviço, de modo que você pode alterá-las facilmente.
- É bem conveniente usar suas impressões digitais para verificação no lugar de digitar uma senha mestre longa de vez em quando. Agora, essa função não está apenas disponível no iPhone, e iPad, mas também no Macbook Pro Apple com Touchbar.
- Muitos que usam gerenciadores de senhas tem mais de centenas de contas ligadas a ele. E para encontrar a que você precisa – por exemplo, se você quiser mudar uma senha – é mais fácil usar uma busca do que procurar por uma lista. Na nova versão do Kaspersky Password Manager, você pode usar a busca por voz para isso – apenas no Google Chrome, mas funciona em todos os dispositivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário